quarta-feira, 14 de agosto de 2013

APROVEITANDO OS RETALHOS PAP DE PATCHWORK


Vasculhando a net achei esse Blog . 
http://chicabacana.wordpress.com/2009/02/04/patchwork-aproveitamento-de-retalhos/#more-961 
Ideia não é minha e sim da Chica Bacana , muito bom reaproveitamento dos retalhos .


 Qualquer que seja o projeto de costura que façamos, inevitavelmente teremos sobras de tecidos, retalhos, que muitas vezes não são reaproveitados. Alguns crafteiros, como eu, resistem a jogá-los fora, sempre achando que terão utilidade: uma aplicação numa roupa, fuxicos, flores. Mas, quanto mais costuramos, mais eles se multiplicam.


 Material necessário:


- Entretela termocolante;
- Retalhos de algodão variados;
- Caneta;
- Placa de corte (opcional);
- Cortador circular (opcional);
- Tesoura;
- Ferro e mesa para passar;
 - Máquina de costura;


Corte a entretela no tamanho e formato que deseja. Caso vá seguir um molde, corte a entretela seguindo o molde, como se fosse o tecido. Nesse caso, fiz um retângulo apenas para facilitar.
Com a caneta, risque linhas paralelas formando faixas de larguras diferentes. Nesse caso, fiz faixas com larguras de: 4 cm,  2,5 cm e 1 cm.
  

foto1-retalhos

Separe os retalhos de algodão para fazer esse trabalho. Os meus estavam bem amassadinhos num saco.

foto2-retalhos


Passe ferro nos retalhos que irá utilizar. Essa fase é importante para garantir o bom resultado do trabalho.

foto3-retalhos

Vamos começar pela primeira faixa riscada na entretela, com 4 cm de largura. Corte retângulos de diversos tecidos com aproximadamente 4,25 cm de altura e a largura que desejar. Eles não precisam ser idênticos. eu usei a tesoura. Se você preferir use o cortador circular e a mesa de corte.
Vá para a mesa de ferro, coloque a entretela com a parte colante (com brilho) para cima. Com o ferro comece o seu trabalho pelo cantinho colando com cuidado o primeiro quadradinho. A linha inferior serve como guia. Você não precisa segui-la com exatidão.Porém, deverá passar um pouco da linha superior.
Atenção: cuidado para não passar o ferro direto na entretela, pois, além de sujá-lo, você retirará a cola da entretela, inviabilizando o trabalho. Trabalhe com a pontinha do ferro, ou se preferrir, use um daqueles mini-ferros que você encontra em boas lojas de material de artesanato.

foto4-retalhos 

Continue preenchendo essa faixa com outros retângulos de retalho. Cada novo retalho adicionado deverá se sobrepor um pouco ao anterior e também deverá passar um pouco da linha superior. Veja na figura abaixo.

foto5-retalhos

Não se preocupe com as sobras de tecido do outro lado. Elas serão aparadas no final do trabalho.

foto6-retalhos

Agora vamos começar a cobrir a segunda faixa, trabalhando da mesma forma. Os novos retalhinhos deverão se sobrepor um pouco aos retalhos da faixa inferior. Apare pequenas sobrinhas na parte inferior, para que o trabalho fique com um acabamento melhor.

foto7-retalhos

Vá preenchendo as faixas seguindo as mesmas instruções. No final seu trabalho deverá estar assim: (desculpa, essa foto não está muito nítida).

foto8-retalhos

Note, no zoom, a superposição dos tecidos.

foto9-retalhos

Chegou o momento de fazer o acabamento do trabalho. Observe que há sobras de tecido em um dos lados da entreltela. Apare essas sobras com a tesoura ou o cortador circular.

foto11-retalhos

Finalmente hora de costurar! Você pode escolher entre o zigzag ou algum ponto decorativo que sua máquina tiver. Minha é uma Singer Facilita Pro, logo, fiz o zigzag mesmo.
Costure no encontro entre as retalhinhos. Tente, na medida do possivel, não interromper a costura, girando o tecido na sapatilha, evitando as emendas.

 foto12-retalhos

Pronto! Você agora tem um lindo tecido em patchwork para fazer o que quiser!

foto13-retalhos

 Gostei muito dessa técnica e fácil de fazer ,agora mãos a obra !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário